Escolher os grãos de soja, lavar em água corrente e escorrer. Colocar os grãos lavados em um recipiente e adicionar 15 xícaras de água filtrada deixando de molho por uma noite (8-10 horas), em temperatura ambiente.
No dia seguinte, escorra a água e lave os grãos novamente. Bata no liquidificador, por 3 minutos, 2 xícaras de água com 2 xícaras de soja, repetindo esse procedimento até que toda a quantidade de soja seja liquidificada. Essa operação é feita em diversas etapas, pois os liquidificadores domésticos têm capacidade pequena. Deve-se tomar o cuidado de manter a proporção dos grãos e água. Ao final do processo, junte todas as porções da massa obtida.
Aqueça 4,5 litros de água em uma panela de fundo grosso. Transfira a massa obtida para a panela com água, cozinhe mexendo sempre para não pegar no fundo. Quando levantar fervura, desligue o fogo. Em seguida, coe em tecido de algodão fino, separando a porção líquida (leite de soja). Dissolva o sal amargo em ½ xícara de água morna.
Aqueça a porção líquida (leite de soja) sem deixar ferver. Desligue o fogo e adicione o sal amargo misturando levemente. Deixe a porção líquida (leite) coagular por cerca de 1 hora.
Com o auxílio de uma escumadeira, transfira o coágulo para uma forma própria para queijo, forrada com tecido de malha fina e úmida Cubra com tampa perfurada.
Prense a forma com pesos distribuídos uniformemente sobre a tampa durante 3 horas. Coloque a forma contendo o tofu prensado dentro de um recipiente fundo que permita a cobertura do tofu com água gelada e deixe por 10 minutos. Desinforme, removendo o pano.
Armazene o tofu na geladeira em recipiente contendo água gelada levemente salgada.